01/11/2011

Atividades mobilizam jovens de Belém


Emerson Souza e Lidia Santos

Com a perspectiva de abrir uma nova frente de trabalho e fortalecer a juventude como um sujeito coletivo importante na Região Metropolitana de Belém, a FASE Amazônia realiza desde setembro o projeto Juventude na luta pelo direito à cidade e pela justiça climática. O projeto que tem ações articuladas em unidades regionais da FASE Pernambuco (Recife), Amazônia (Belém) e Rio de Janeiro (Baixada Fluminense e capital) e seu objetivo geral é sensibilizar jovens para a importância da justiça climática contra os efeitos do aquecimento global nas cidades. Com isso, visando ampliar os direitos dos jovens e a participação deles na definição de políticas públicas socioambientais inclusivas.

Em Belém, o projeto tem duas frentes de trabalho. A primeira diz respeito à potencialização do processo preparatório à 2ª Conferencia Nacional de Juventude. A conferência terá o tema “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil” e será realizada em dezembro. A segunda frente de trabalho é a realização do curso de extensão Juventude e Participação Popular, com jovens do bairro Terra Firme, em Belém.

Para animar e contribuir com a organização da juventude da Região Metropolitana de Belém para a 2ª CNJ, a FASE, em parceria com a ONG UNIPOP – Universidade Popular e o Programa Universidade Popular e Direitos Humanos da Universidade Federal do Pará (PUPDH), se engajou na mobilização de 130 jovens para a Conferência da Região Metropolitana de Belém que foi realizada em 17 de setembro e elegeu 10 delegados para a Conferência Estadual. Estivemos também na organização de uma conferência livre com o tema “Que cidade queremos pra viver – juventude e o direito à cidade”, realizada em 24 de setembro. Nela, houve debates e elaboração de propostas nas áreas de transporte, meio ambiente, participação popular, ecumenismo, segurança e direito à cidade, com participação de 135 jovens.

No bairro da Terra Firme, em Belém, a FASE em parceria com a UNIPOP, o PUPDH e a Escola Brigadeiro Fontenele está realizando desde o dia 17 de setembro o curso de extensão “Juventude e participação popular” com carga horária de 36 horas. O objetivo é proporcionar um espaço de diálogo e interação entre os participantes para possibilitar uma troca de saberes - acadêmico e popular -, ampliar processos de organização e de participação popular dos jovens; fortalecer entre os jovens a cultura de direitos e seu papel de agentes capazes de influenciar no desenvolvimento de cidades mais inclusivas e sustentáveis.

Fonte: http://www.fase.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário