Ações

ATIVIDADE
OBJETIVO
METODOLOGIA
INDICADOR DE RESULTADOS
10 - Selecionar 01 Administrador e 01 educador
Selecionar e contratar profissionais para fortalecer equipe UNIPOP


- edital de seleção
- análise de currículo, entrevista e produção de texto

- Profissionais selecionados.

12 - Articulação de parcerias locais

- Articular e mobilizar parceiros locais para dinamização do projeto
- contatos e visitas locais para construção e desenvolvimento das atividades em coletivo.
- parceiros contactados e comprometidos com a dinâmica do projeto em suas comunidades.
11 - Realizar pesquisa para identificação de áreas de maior carência de mão de obra especializada; (Discutir e amarrar melhor este item)

Identificar números de Empresas comerciais de Belém, Marabá e Santarém que abrem vaga para jovens no mercado de trabalho

- contatos para CDL e ASPAS (Belém), MRB e STM: ACIM;

- elaborar formulário para pesquisa nesses espaços;

- treinamento de estudantes para realização da pesquisa;

- realização de pesquisa exploratória na CDL, ASPAS e ACIM

- Parcerias com universidades para inserção de estudantes universitários na pesquisa;

- Estudantes universitários identificados e treinados para realização da pesquisa;

- Pesquisa realizada e áreas identificadas quanto à carência de MOB especializada.

12 - Realizar 04 cursos de capacitação profissional (02 em Belém, 01 em Marabá e 01 em Santarém. 



- Capacitar profissionalmente 120 jovens no Curso técnico de Operador de Comercio;

- Público: 60 jovens na Terra Firme e Guamá (Belém), 30 em Marabá e 30 em Santarém.


- Curso: Operador de Comércio, 200h de formação profissional para cada turma;

- Será realizado em 04h diárias, 05 dias da semana, total de 50 oficinas, entre os meses de agosto e outubro de 2011;

- Sábados: ações nas comunidades, onde os jovens moram e/ou atuam em grupos;

- Módulos: Básico (50h), Inclusão Digital (30h) e Formação Profissional específica (120h).

- Nº de jovens mobilizados e inscritos;

- Nº de jovens capacitados e/ou qualificados no curso; 

- Nº de jovens participando de ações coletivas em suas comunidades;

- Nº de atividades e jovens atuando em rede;

- Nº de jovens em estágio voluntário e/ou remunerado;

- Nº de jovens inseridos no mercado de trabalho;



13 - Realizar levantamento de empresas locais que possibilitem estágios aos jovens;

- Identificar empresas que possam inserir em seu quadro funcional, para estágio, jovens oriundos dos cursos.
- No instrumental da pesquisa para identificação de áreas de maior carência de mão de obra especializada, inserir possibilidade de investigação sobre empresas que mais absorveram jovens em 2010.
- Nº de empresas parceiras e sensíveis à causa do projeto;

- Nº de jovens estagiando, inseridos nas empresas parceiras;



14 – Estabelecer termo de cooperação técnica com SEBRAE estadual? CESUPA Empresa Junior?
Articular parceria estratégica e política com o SEBRAE
- Encontros mensais com o SEBRAE;

- SEBRAE e UNIPOP articulam reuniões periódicas com empresários locais;

- SEBRAE assina termo de cooperação técnica e certifica junto com UNIPOP os cursos;

- SEBRAE contribui para a efetivação e garantia de geração de emprego e renda para os jovens do curso;



– Nº de encontros entre SEBRAE e UNIPOP;

- Nº de reuniões entre SEBRAE, UNIPOP e empresários locais;

- Adesão à causa do projeto pelo SEBRAE, CESUPA Empresa Junior? assina termo de cooperação técnica e certifica os jovens dos cursos;

- Nº de vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras;

- Nº de jovens inseridos em estágio e no mercado de trabalho

15 – Realização de 06 encontros formativos: Temáticas com familiares dos jovens:
1) Que sociedade temos e qual queremos para viver? 2) Valores humanos, ética e cidadania;
3) Família: Que espaço é esse?
4) Juventudes Amazônicas;
5) Direitos Humanos e ECA;
6) Estrutura e funcionamento do SGD.
Sensibilizar e formar familiares dos jovens a se tornarem multiplicadores de ações em suas comunidades
- familiares sensibilizados a participarem das oficinas formativas;

- familiares participam de 06 módulos formativos;

- familiares envolvidos em ações coletivas em suas comunidades;

– Nº de familiares sensibilizados e participantes dos processos formativos;

- Familiares com conhecimento e habilidades adquiridos defendem os direitos de filhos/as, acessando o SGD;

- Nº de encontros formativos realizados;

- Nº de Planos de ação elaborados e implementados nas 04 comunidades envolvidas;

- Mulheres organizadas denunciam situações de violação de direitos (Violência doméstica);