11/05/2011

O Instituto Universidade Popular - UNIPOP, por meio do Programa Juventude, Participação e Autonomia - JPA, desenvolve atividades formativas com adolescentes e jovens na faixa etária de 14 a 25 anos desde 2008 na Ilha de Cotijuba, na perspectiva de fortalecer ações desenvolvidas por adolescentes e jovens, na referida Ilha. Dentre as ações está a realização da Campanha de Educação Ambiental, em que os participantes do JPA produziram um espetáculo teatral, vídeos de bolso e boletins informativos.

Em novembro de 2010, durante o encontro da Juventude, onde reuni-se todas as comunidades Educativas que integram o JPA, foi proposto e planejado pelos adolescentes e jovens da Ilha de Cotijuba as seguintes atividades: mostras de cinema, oficinas para revitalização da Ilha, Palestras sobre sexualidade, reorganização da trilha ecológica, campanha sobre conscientização ambiental, formação de jovens em comunicação popular, para os alunos da Escola Estadual Marta da Conceição.

No dia 14 de maio de 11, acontecerá a 2ª edição do Cinema na Ilha, com o objetivo de socializar o Cinema, como metodologia de discussão e reflexão sobre questões relacionadas à Ilha de Cotijuba, além de possibilitar opção de lazer e entretenimento para adolescentes e jovens, aliada aos valores da educação e cidadania. Segundo o dicionário, cineclube significa: “associação que reúne apreciadores de cinema para fins de estudo e debates e para exibição de filmes selecionados”.

Neste sentido, essas exibições de filmes selecionados pelos jovens, “breves apreciadores de cinema”, onde a partir de leituras em alguns livros e revistas e de lista de filmes e seus temas/conteúdos, é que realizaremos a amostra do filme “Um faz de Conta que Acontece”, O longa, aborda questões sobre companheirismo, persistência individual, construção de sonhos, valores, ética, com uma linguagem acessível e divertida.

Após o filme será realizado dia: 14 de maio, sábado, às 18h30min na sala de aula da Escola Estadual Marta da Conceição, para um público na faixa etária de 14 a 25 anos.

Será realizado, após a sessão debate entre os participantes, para refletir sobre os principais pontos (abordagens) do filme, a partir do olhar e da vivência de cada um/a. Pretende-se, também refletir questões sobre pertencimento a Ilha, valorização à participação no Programa JPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário