31/01/2010

memória IV ENCONTRO DA JUVENTUDE - versão 2009

INSTITUTO UNIVERSIDADE POPULAR - UNIPOP
SOBRE O IV ENCONTRO DA JUVENTUDE - versão 2009
IV Encontro da Juventude versão 2009, realizado nos dias 06 e 07 de novembro de 2009, no Centro de Cultura e Formação Cristã – CCFC (município de Ananindeua/PA), em parceria com a Rede Vitória Régia/Unicef.

Objetivo: integrar e socializar experiências coletivas em torno da participação e da conquista de autonomia do segmento juvenil, em diversas áreas de atuação.
Tema: Tecendo Redes para a Organização, Participação e Autonomia da Juventude.
Público do Encontro: 148 participantes (sendo 83 crianças, adolescentes e jovens).
As instituições parceiras organizadoras do Encontro (UNIPOP e Rede Vitória Régia/Unicef) primaram pela participação direta e propositiva dos jovens articuladores jovens das comunidades que desenvolvem o projeto JPA, onde desde o inicio, passando pela construção da programação, infraestrutura, mobilização e condução do Encontro, estavam presentes e demonstrando presença, competência, compromisso e responsabilidade em torno da garantia de sucesso do evento (sempre orientados e sob a retaguarda dos educadores da UNIPOP e técnicos da Rede). Diante disso, fica claro que, quando os jovens são convidados e são criadas condições e possibilidades de inserção e parceria concreta para a juventude, ela responde com muita propriedade e responsabilidade pelos seus compromissos e desafios, com coragem e ousadia. E o resultado é sempre positivo.

Como o objetivo tinha como foco o trabalho em Rede para dinamização e socialização das ações de juventude, pensamos neste ano, ampliar o público e os parceiros convidados.

Articulamos e mobilizamos instituições com atuação na RMB e em alguns municípios paraenses, que são reconhecidas e validadas suas experiências e resultados em prol da luta pela garantia de direitos e defesa de crianças, adolescentes e jovens, são elas:
1) Centro de Defesa da Criança e do adolescente - Cedeca/Emaús, através do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Infantil Doméstico;
2) Movimento República de Emaús, através do Projeto Planet Jovem;
3) Pastoral do Menor, de Abaetetuba;
4) Jovens Agricultores da Região do Marajó e jovens representando o município de Santarém;
5) Movimento dos Sem Terra de Marabá/Eldorado dos Carajás (pelo trabalho realizado e reconhecido junto à juventude do movimento);
6) UNIPOP (Projeto JPA e Comunicação Popular).

Convidamos também, representações de Redes que atuam em âmbito regional e nacional, como:
1) Revista Viração, de Salvador (BA);
2) Rede de Juventude pelo Meio Ambiente – REJUMA/Coletivo Jovem-PA;
3) Grupo de Trabalho de Juventude do Fórum da Amazônia Oriental – FAOR.

Importante frisar que em todas essas Redes a UNIPOP participa diretamente.

O público participante do encontro ficou em torno de 148 pessoas, deste número 83 foram crianças, adolescentes e jovens. Trabalhamos em dois dias, com a seguinte metodologia: Exposição de Experiências de Trabalhos Institucionais e em Redes, propusemos para os expositores algumas orientações para tentarmos pontos diretivos para que fosse possibilitado ao público participante entender numa linha seqüencial as ações, desafios e resultados de cada Instituição e/ou Rede, são elas:
a) quais os desafios institucionais e em Rede que estão postos atualmente?
b) qual o “Eco” e/ou a abrangência da ação e da atuação?
c) quais os resultados obtidos?

Na sequência, possibilitamos trocas de experiências e aprendizados sobre os diferentes processos de atuação da juventude propositiva, consciente e solidária, através da distribuição dos participantes em 04 grupos de discussão, chamados “papos jovens”, sob a orientação de um facilitador em cada grupo, que organizou alguns pontos reflexivos, críticos e propositivos para a condução inicial.

É importante frisar que em meio às exposições e apresentações teóricas a metodologia também contemplou momentos de integração e descontração, como: apresentações de grupos de dança, bandas de música, performance teatral, dinâmicas de grupos, etc.

Apresentaremos abaixo os pontos reflexivos de cada grupo/papo jovem.

Papo Jovem 1: Juventude e Empreendedorismo (social e de negócios: debater e fomentar a reflexão quanto a criação de espaços de empreendedorismo por meio de participação juvenil em coletivo; apresentar técnicas e instrumentos necessários para se tornar um empreendedor; vantagens e desvantagens em relação ao mercado formal; conceituar e apresentar exemplos (ações/práticas) que aproxime da realidade social e econômica dos jovens participantes (área periférica urbana); possibilitar troca de conhecimentos e de práticas em relação ao tema; apresentar Redes existentes sobre o tema.

Papo Jovem 2: Juventude e Meio Ambiente: sensibilizar os jovens quanto a importância da relação homem e meio ambiente, com recorte urbano, pois há necessidade de reflexão e debate acerca do espaço onde a maioria das pessoas não dão nenhuma importância, principalmente condições de higiene e preservação do meio onde vivem; enfatizar a necessidade de reeducação social, através de exemplos e ações; apresentar Redes existentes sobre o tema.

Papo Jovem 3: Juventude e Mídia: possibilitar reflexão e debate sobre a visibilidade da mídia em relação ao segmento juvenil, que na maioria das vezes é negativa e como é possível construir outra imagem; apresentar instrumentos/ferramentas de comunicação utilizadas atualmente; refletir sobre a importância da participação juvenil, acerca das informações transmitidas pela grande mídia, como são absorvidas? como são (re)transmitidas?; apresentar Redes existentes sobre o tema.

Papo Jovem 4: Juventude e Participação Social: possibilitar reflexão sobre a participação dos jovens, em seu primeiro espaço coletivo e/ou social, que é a família; refletir e debater instrumentos e/ou mecanismos de intervenção da juventude, junto à ações pela defesa, luta e garantia de seus direitos (deveres também), bem como de outros segmentos.

Após o momento de trocas de conhecimentos e experiências em torno das temáticas apresentadas nos 04 grupos, realizamos a socialização dos Papos Jovens, agora junto a todo o público participante do encontro. Na oportunidade foram apresentados novos debates e novas reflexões e entendimentos acerca dos temas propostos. As socializações/apresentações dos grupos foram sistematizadas e são as seguintes:
REGISTROS DOS 04 GRUPOS-PAPOS JOVENS
Papo Jovem 1:
Juventude e Empreendedorismo (social e de negócios:

Facilitadores: Augusto Ramos e Emerson Caldas (Fundação Curro Velho)
Produtos da discussão:
- Empreendedorismo Social
Perfil de um Empreendedor: Comunicativo; Conhecimento; Determinação; Garra; Pulso; Disponibilidade.
Principais pontos discutidos: Dificuldades da comunidade; Interação; Incentivos sociais; Divulgação e mobilização

- Empreendedorismo de Negócios:
Planejar e sistematizar; visa lucro.
Principais pontos discutidos: Iniciativa; Planejamento; Investimento; Divulgação; Inovação; Assumir riscos.

Papo Jovem 2: Juventude e Meio Ambiente

Facilitadora: Ana Carla (Coletivo Jovem-PA / REJUMA)
Atividade realizada: concepções sobre meio ambiente e educação ambiental; ações da juventude sobre a temática ambiental.

Principais questões identificadas: Meio Ambiente urbano, produção e destinação de lixo, modelo de consumo e produção, o poder da mídia na influência ao consumo, atitudes pessoais e coletivas, educar o homem para o ambiental, violência e relações interpessoais.

Produtos da discussão: reflexão sobre educação ambiental e meio ambiente? Quais informações e como elas chegam até mim?

Reflexões:
- Rio Tucunduba: Lixo jogado no rio, onde crianças tomam banho banho.
- Indústrias de mineração, automóveis, causam bastante degradação.
- Degradação da natureza por conta dessas atitudes que ferem o meio ambiente.
- Educação para evitar jogar lixo no chão.
- Mídia poluição em rios/repercussão
- Consciência para não poluir o espaço onde vive(mundo)
- Poluição prejudica e destrói.
- Vídeo que mostra Belém como cidade mais porca(suja)
- Meio ambiente: reciclar é preservar
- Jogam lixo sempre no chão por que dizem que não tem lixeira por perto e tem sempre alguém para limpar(gari).
- Processo de mudança: “Eu sujo, mas tenho que limpar”
- Por que o aumento do lixo? Isso já existia antes?
- Influenciada pelo forte consumismo/mídia.
“descartáveis”
- Os gestores da política não se preocupam em respeitar o meio ambiente.
- queimadas na beira de estradas.

Papo Jovem 4: Juventude e Participação Social:

Facilitador: Francisco Silva (Centro de Estudo Superior do Pará - CESUPA)
Principais questões identificadas:
É participar de uma determinada ação, sendo com a sua força de vontade você contribui ouvindo, falando, agindo. Sendo que pode ser de forma direta ou indireta, individual ou em grupo gerando sempre um ação.

Produtos da discussão: Querer participar de uma determinada ação, através de instrumentos como a comunicação, tendo várias pessoas motivadas com o objetivo de transformar uma realidade. É necessário interesse força de vontade e disposição para mudar.
- Onde podemos participar? Igrejas; Escolas; Comunidade; Mutirões; Sindicatos; Ong; Partidos; Grupos de jovens; Redes; Fóruns; Dança; Teatro; Família; Grupos...



A programação do segundo dia de encontro focou em dois momentos-chave:
1º) a apresentação os planos de ação das comunidades educativas do projeto JPA (suas ações, conquistas e desafios para 2010);
2º) dirimir dúvidas e ouvir os jovens acerca dos próximos passos (pós-encontro) quanto as ações em seus espaços de atuação e fomentar a inserção e participação dos mesmos em Redes já constituídas.

Apresentamos e disponibilizamos endereços eletrônicos e outros acessos, como contatos de grupos e movimentos sociais, no sentido de somarmos e fortalecermos as ações existentes e assim contribuir para o avanço e conquista das lutas e garantias de direitos, locais ou não de crianças, adolescentes e jovens. O blog do Projeto JPA (www.jpaemrede.blogspot.com) criado pelos articuladores jovens, também foi disponibilizado para toda e qualquer ação coletiva em prol da visibilidade e proposição de ação da juventude.

As considerações gerais do encontro perpassam pela relação estabelecida e pelas ações encaminhadas, como: o nível de entrosamento e integração entre nos jovens, mesmo se conhecendo naquele momento, criaram situações de troca de suas realidades vivenciadas, além de troca de contatos e novas relações de amizade e atuação social. Com isso confirmamos o quanto momentos como esses de possibilidades de novos conhecimentos e relações interpessoais, são importantes para fortalecer e renovar as relações pessoais, o bem estar é visível, principalmente para jovens que estão fora de seus espaços de convivência, pela primeira vez.

O sorriso, os gestos, comportamentos e atitudes, são movimentos soltos, leves e sem restrições, todos se sentem importantes, compreendidos e contemplados em suas realizações imediatas, da busca por novas relações e auto-conhecimento, descobertas sobre si e sobre outro. Tudo vale a pena, quando é permitido o encontro consigo e com o outro, mesmo em tempo mínimo, mas que de repente, os aprendizados e as relações estabelecidas podem valer para a vida toda. Acreditamos que ser jovem é uma condição social que se diferencia por suas características históricas e sociais. Encerramos o encontro regado a compromissos, encaminhamentos e embalados por muita música e dança.


Pela equipe de Educadores da UNIPOP.
Selli Rosa.

Pela equipe de articuladores/jovens
Rafael Almeida pela CE Telégrafo; Amanda Campos pela CE Ananindeua; Diego Teófilo pela CE Benguí; Leenardo Dias pela CE Ilha de Cotijuba; Sandy Jaqueline pela CE Ilha de Cotijuba; Jaíra Gleydes pela CE Terra Firme.

Novembro de 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário